top of page

Densidade

 

  • Adensamento baixo : de 1 a 4 pavimentos;

  • Adensamento médio: de 5 a 10 pavimentos;

  • Adensamento alto: de 10 a 25 pavimentos.

  •  

No perímetro urbano às margens do Rio Santa Maria dos bairros Joana D’Arc, Santa Marta e Andorinhas a proposta é que a densidade construtiva e habitacional permaneça como a situação atual (baixa), devido ao número elevado de habitantes por ha nesta região.  Portanto, a proposta será de respeito à identidade destas comunidades, agregando valores à estrutura existente e buscando incentivar o desenvolvimento dos programas habitacionais existentes, como por exemplo, o projeto Terra Mais Igual. Programa este, que de referência Nacional, visa a integração do indivíduo através de programas sociais, melhorias nas edificações existentes almejando qualificar os espaços já existentes.

 

 

Nos bairros Santa Luiza e Pontal de Camburi, que nesta intervenção foram denominados como setor B e C, recomenda-se aumento nos índices urbanísticos, cujo coeficiente de aproveitamento é de 1,2 atualmente por serem zona de ocupação restrita no setor B e parte do setor C. Entretanto, é necessário observar e respeitar as margens do rio. Deve-se também avaliar o aproveitamento da infraestrutura existente, além dos espaços subutilizados, principalmente no setor B, que do ponto de vista imobiliário, percebe-se grande potencial econômico com vocação para implantação de usos diversificados.

 

 

Em Santa Luiza no setor 1 manter-se-á a densidade construtiva com predominância de gabarito alto, pelos motivos anteriormente explicados, a qual o valor imobiliário é elevado e, com uma alta densidade, gera-se espaços públicos e privados a construir locais estratégicos para geração de renda colaborando assim com a planilha orçamentária deste plano de Intervenção. 

 

 

© Ateliê VII - 2014/2  - Cristiane Moreira   Eliane Schmidt   Juliana Henriques  Mônica Alves  -  Wix.com

  • Twitter Clean
  • Facebook Clean
  • YouTube Clean
  • Google+ Clean
bottom of page