Operação urbana canal de camburi - OUC
UNIVERSIDADE VILA VELHA
TURMA AU9N
Mobilidade/Conexões
Segundo o PDM de Vitória a mobilidade urbana se dará dentro das ZEIS 1 e 2 como um
[...] conjunto de ações integradas visando o desenvolvimento global da área, abrangendo aspectos urbanísticos, socioeconômicos e de mobilidade e acessibilidade urbana.[E1]
Em vista a estas análises da setorização de mobilidade local, propõe-se os seguintes eixos a contribuir para o fluxo eficiente, ([E1]PDM Art. 100)
Mobilidade - Ciclista
-
No trecho entre a Av. Serafim Derenzi e a margem do Rio Santa Maria, existe uma área na Rua Ozias Sarmento Rodrigues que não está conectada por ciclovia. Esta será construída para dar fluxo aos ciclistas que vêm da região da Grande São Pedro. A qual será contínua até a orla de Camburi.
-
As margens Rio Santa Maria, desde a Ponte da Passagem até a Passarela para pedestres e ciclistas que será construída no final da Rua Vitalino Santos Valadares e começo da Rua da Grécia, terão em ambas suas margens, espaço para passeio, lazer e contemplação, incluindo faixa para ciclistas.
-
A passarela de pedestre e ciclista existente, será mantida devido à condição atual adequada ao uso. Esta será utilizada para conexões entre as margens do rio, onde à margem norte, serão construídos projetos âncoras e à margem sul se dará espaço de encontro e descontração, assim como outras atividades que dependerão desta conexão.
-
Também para a mobilidade não motorizada, serão criados dois novos caminhos que ligarão a orla do rio no bairro Santa Marta ao Parque Mangue Seco, passando pela Rua da Assembléia e cruzando a Rua da Estiva até o parque. O outro caminho será paralelo ao primeiro, porém será construído ao leste do setor A. Estes caminhos serão especificamente para pedestres. Ocorrerá uma intervenção de alargamento de ruas para que estas abriguem pequenas “promenades” sugerindo melhor possibilidades de passagem aos transeuntes e menor sensação de barreiras perceptivas.(sensação de “enclausura- mento”) geradas pela insegurança que, no presente é real devido ao tráfico de entorpecentes.
-
A rua Emilio Ferreira da Silva sofrerá alterações com alargamento de calçadas, assim como a Rua Anestor Pedro, abrigando conexões de pedestres e ciclistas em caso do trajeto para o sul da cidade pela Av. Leitão da Silva e cruzamento da Reta da Penha. Onde futuramente se acontecerão projetos de melhorias no sistema de modais de transporte coletivo, como implantação do Sistema Bus Rapid Transit (BRT) e vias alimentadoras.
Mobilidade – Transporte Público
-
Em questões de mobilidade de transporte público a região está bem servida com as possibilidade de implantações de novos trajetos. As linhas metropolitanas estão bem “posicionadas” e analisa-se que mesmo com a proposta de adensamento nos setores, a previsão de aumento no número de viagens, seria necessário para suprir a demanda.
-
Para o transporte de veículos manter-se-á como está com vias atuais, e haverá vias locais no setor.
-
Nas vias secundárias será implementado áreas de “traffic calming” como por exemplo travessias elevadas e nas vias arteriais, serão implantados sinalização de trânsito para pedestres nos pontos críticos de ultrapassagem para pedestres e ciclistas, como na Reta da Penha por exemplo.

Describe your image here

Describe your image here

