Praça, canal e ponte: Proposta paisagística para o baixio da Terceira Ponte.
Fluxos e Modais




A região existe três tipos de fluxos, sendo de automóveis, ciclistas e pedestres. A maior intensidade de veículos e ciclistas se desenvolve na Av. Champagnat e Rua Henrique Moscoso que são classificadas como vias arteriais 1.
A circulação de pedestres nas Avenidas Champagnat e Henrique Moscoso são intensas, pois são vias por onde passam todas as linhas de ônibus que circulam no bairro, e onde estão instalados os pontos de taxi.
As avenidas Champagnat e Henrique Moscoso transversais situadas sob a projeção da ponte, são vias de grande importância que liga o bairro Praia da Costa a outras regiões e o principal acesso ao bairro para quem desce da Terceira Ponte. Hoje as ruas Quinze de Novembro e Castelo Branco também transversais à ponte tem um fluxo considerável, devido a grande demanda das principais avenidas que dão acesso ao bairro. A Rua São Paulo, que se divide em duas, seguindo as margens do Canal da Costa devido ao canal passar no meio, também cruza com essas importantes avenidas. Desse modo a Rua São Paulo é dividida em duas paralelas ao baixio e são vias estreitas com menor fluxo se comparadas às outras avenidas. E por terem um fluxo menos intenso uma de suas laterais serve de estacionamento.