Praça, canal e ponte: Proposta paisagística para o baixio da Terceira Ponte.
Proposta de Projeto
Estas propostas foram definidas para o projeto em questão, com base na contextualização teórica e através do diagnóstico e diretrizes do Plano Diretor Municipal de Vila Velha. Busca-se assim estabelecer o objetivo deste trabalho que, citado anteriormente, consistiu em evidenciar que os parques lineares podem ser um elemento estruturador na requalificação paisagística, propiciando funcionalidade para espaços degradados e vazios.
Entretanto, a proposta, adequou-se ao perfil da área em intervenção, acrescentando ao projeto as características identificadas como potencialidades apontadas no diagnóstico.
Apresentando-se assim uma proposta paisagística de requalificação do local, enfatizando em ações variadas como: reintegração social, cultural, restruturação ambiental construída, e ao incentivo de propostas futuras para a restruturação ambiental natural existente, a fim de inverter a imagem negativa hoje existente, para uma imagem positiva, restaurando a conexão e ativando a área de intervenção, tornando este espaço agradável e acessível.
Para consolidar o projeto de intervenção proposto, foram estabelecidas algumas premissas:
-
Incentivar a circulação de ciclistas e pedestres em todo circuito da área de intervenção, ou seja, paralelo à projeção da Terceira Ponte, permitindo a conexão com outras partes do bairro;
-
Reintegração social e do espaço físico através de percursos acessíveis e espaços públicos atrativos;
-
Proposição de novas atividades intensificando às já existentes, mantendo as atividades culturais como forma de vitalizar o local;
-
Tratamento paisagístico e reintegração da paisagem natural existente propiciando espaços mais humanizados.

